Afinal, o que é o açúcar Demerara?

Já sabemos que o consumo de açúcar traz prejuízos à saúde. Mas qual escolher entre os diversos tipos de substâncias de origem natural e artificial para adoçar nosso cafezinho, suco, doces, bolos e outras receitas? Encontramos o Demerara, como uma solução saudável e que agrada seu paladar. Veja aqui o que é, os seus benefícios, origem e diferenciais.

Qual a diferença do açúcar Demerara?

A grande diferença do açúcar Demerara para o açúcar refinado é o seu processo de produção. Quando falamos de Demerara, estamos pensando em um açúcar menos refinado nas etapas de sua produção. Ao produzí-lo artesanalmente, é extraído o caldo de cana por meio da aplicação de pressão na cana-de-açúcar. Este caldo é cozido até engrossar e formar um xarope. Quando este xarope evapora resta os grãos do nosso já conhecido açúcar Demerara.

O Demerara é mais saudável?

Por ter um processamento mais natural, o açúcar Demerara consegue manter mais vitaminas e minerais do que o açúcar branco. O açúcar Demerara tem mais vitaminas que os outros açucares, mas é considerado um “adicionado” (um produto não natural) pois tem o processamento diferente, tipo orgânico que não usa queimadas em sua plantação. Como todos os outros açúcares existentes ou adoçante artificial, o seu consumo em excesso pode causar doenças como diabetes e obesidade assim como qualquer tipo de açúcar.

A produção orgânica é melhor?

Quando falamos de orgânico nos referimos ao tipo de produção que o Demerara utiliza. O açúcar orgânico é cultivado sem a utilização de agrotóxicos e sem componentes químicos artificiais em seu processo de industrialização, conservando as vitaminas e minerais. O Demerara em seu processo orgânico tem o mesmo poder de adoçar, mas com melhor valor nutricional.

Qual o índice glicêmico do Demerara?

O índice glicêmico de IG 65 do Demerara quando comparado com outros açúcares, não apresenta grandes diferenciais. Isto torna o Demerara um produto da categoria dos alimentos com índice glicêmico médio, com valores IG entre 56 e 69. É importante ressaltar que quanto mais alto é o índice glicêmico de um alimento, mais rápido ele aumenta o nível de açúcar no sangue. Esta elevação rápida das taxas de glicose, nos chamados picos, está associada ao aumento do apetite. Mas é necessário levar em consideração que o consumo em excesso de qualquer tipo açúcar não é saudável. Por isso, para saber de fato qual impacto nos níveis de açúcar no sangue e apetite, que influencia no ganho de peso, é preciso considerar os outros alimentos e ingredientes que acompanham suas refeições diárias.

Mudanças de sabor e consistência do Demerara:

O açúcar Demerara é tem os grãos maiores e mais escuros, e seu sabor é mais caramelizado se aproximando mais do sabor bruto de melaço de cana. É ótimo para receitas de doces, pudins e sorvetes. Enquanto o açúcar refinado branco dilui facilmente, o açúcar Demerara está no extremo oposto, pois é mais grosso. Apesar de demorar um pouco mais para dissolver em líquidos o esforço é recompensado para a saúde.

Encontre açúcar Demerara Orgânico em nossas lojas físicas ou clique aqui para comprar online e receber em casa.

O formulário de comentários foi desativado.