Castanhas: Tipos e benefícios.

Deliciosas e nutritivas, duas palavras que descrevem perfeitamente as castanhas. São diversos tipos, cada um com um sabor, beneficio, intensidade e usabilidade. Mas todas muito saborosas e versáteis. Veja aqui os tipos e dicas de como consumir as castanhas.

Amêndoas

As amêndoas são excelentes fontes de cálcio, magnésio, vitamina E, cobre, vitaminas B, magnésio, manganês, gorduras saudáveis, fito químicos, fibras e outros minerais, incluindo vitaminas e antioxidantes.

É o lanchinho perfeito para quem busca mais saúde no dia a dia e principalmente para um pré-treino. Como tem níveis de gordura boa elevados são ótimos para manter a energia durante o exercício.

Como consumir: Se for amêndoas laminadas você pode polvilhar sobre saladas, sucos e iogurte. Já a amêndoa inteira é perfeita para comer de snack ou até mesmo fazer um leite vegetal, podendo inclusive utilizar o ‘bagaço’ para fazer coockies saudáveis.

Castanha de caju

Essa castanha é um sucesso, claro é uma das mais saborosas e molhadinhas. Além disso, ela é uma das menos gordurosas, com 4g de proteína e 9g de carboidratos.

É o snack perfeito para quem ama esporte! Ajudam os atletas a manter a energia e produzir glóbulos vermelhos saudáveis para rápida recuperação.

Como consumir:
Como snack são deliciosas, use após o treino para recuperar as energias rapidamente. Você pode preparar uma pasta de castanhas também, basta bater no mixer até que fique com a consistência igual a de pasta de amendoim.

Amendoim

Esse alimento é muito versátil, você já parou para pensar que ele faz pratos doces e salgados deliciosos? Mas calma! Não vá sair jogando leite condensado nele. Você pode aproveitar de um modo saudável.

Uma pequena porção de amendoim fornece proteínas, fibras e as vitaminas e minerais necessários para manter sua energia e resistência por horas. É rico em gordura boa, então consumido com cautela é um ótimo aliado.

Dicas de consumo: Uma dica de ouro é bater o amendoim com seu whey, fica realmente delicioso. Outras maneiras são como snack, ou como a clássica basta de amendoim. Você também pode apostar em paçocas sem açúcar caseiras.

Pistache

Também com baixa gordura, o pistache é o perfeito aliado para controlar o peso quando ingerido com moderação. Além disso é antioxidante, anti-inflamatória e ajuda no controle glicêmico. Rico em fósforo, potássio, vitaminas A e C e várias vitaminas do complexo B. Sua ingestão também fornece fibras, carboidratos e proteínas.

Dica de consumo: Use em molhos, iogurtes, saladas ou como snack.

Nozes

Além de ser a cara e sabor do natal, as nozes combatem a fadiga, protegem os ossos e fortalecem o coração. Ricos em aminoácido L-arginina ajudam a dilatação dos vasos sanguíneos e melhora o fluxo de sangue para todos os músculos.

Dica de consumo: Quebre as nozes e coloque nos cereais ou iogurtes, outra forma de aproveitar o seu sabor é colocando em legumes, arroz e saladas.

Castanha-do-pará

Uma única unidade dessa castanha tem 200 a 400 microgramas de selênio. Um adulto por ex, precisa de pelo menos 55 microgramas diários do mineral. O selênio é um poderoso antioxidante que mantém o metabolismo do seu corpo ativado, por isso a castanha-do-pará é boa para recuperar depois do treino e ajudar nos problemas de tireoide.

Dica de consumo:
Coma as castanhas de pré/pós-treino ou antes das refeições. Mas vá com calma pois é um alimento rico em gorduras.

Avelãs

Já está pensando no creme de avelã, né! Mas aqui vamos tratar dos lados positivos do consumo da avelã sem o açúcar.

Abundantes em gordura saudável, magnésio e cálcio essa castanha ajuda na manutenção e crescimento de músculos saudáveis e a recuperar a fadiga muscular. Também são ricas em vitamina E, fitosteróis, ácido oleico, Magnésio, B6, manganês, fibras e vitaminas do complexo B.

Dicas de consumo:
Agora chegou a hora da alegria! É possível sim comer um creme de avelã Nuttella saudável, siga a receita abaixo.

Ingredientes:

• 1 xícara de avelãs;
• 1 xícara de cacau;
• 1 colher de chá de sal rosa do Himalaia;
• 1/3 de xícara de ágave;
• 1 colher de chá de extrato de baunilha;
• 1 colher e meia de óleo de coco.

Modo de preparo:

• Você vai precisar de um processador;
• Processe as avelãs até que elas fiquem bastante moídas;
• Coloque o cacau;
• Misture o sal rosa, o agave e o extrato de baunilha e processe tudo;
• Com o processador ainda ligado, adicione lentamente o óleo de coco;
• Mexa até dar o ponto macio, tirando os "empelotados".
• Caso ache que está muito grosso, basta colocar mais uma colher de óleo de coco.

Macadâmia

Apesar de ser a mais calórica, sua principal vantagem está nos antioxidantes. Além disso, são ricas em tiamina, um tipo de vitamina B que trabalha para transformar os carboidratos em energia.

Dicas de consumo: Consuma como snack, em saladas ou iogurte.

Compre online em: estacaodosgraos.com.br

O formulário de comentários foi desativado.